quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mantenha sua cozinha livre de bactérias





Dicas para deixar a cozinha sempre limpa e sem a presença de micro-organismos que podem fazer mal à sua saúde.

- A bancada da cozinha é uma das partes mais usadas da casa. Desinfete-a antes e após preparar os alimentos. Caso não queira usar um produto específico para limpeza, faça uma solução de 1 colher de sopa de cloro em 4 litros de água e passe em toda bancada. Em seguida, seque a área com papel toalha. Outra opção é esfregar a superfície com água morna e detergente e depois remover o excesso com água e papel toalha.

- As pias e seus ralos também merecem atenção. Eles são uns dos lugares mais sujos da casa. Após lavar a louça e a bancada, passe detergente na pia e no ralo. Um pouco de vinagre também ajuda a desinfetar, remover cheiros e dar brilho. Água quente facilita a limpeza.

- Mantenha a cozinha sempre limpa e seca. A umidade é um prato cheio para mofos e germes.

- Evite deixar panos de limpeza molhados sobre a pia. O ideal é lavá-los após o uso e pendurá-los para que fiquem completamente secos. Panos úmidos acumulam bactérias.

- As esponjas acumulam uma quantidade absurda de bactérias. Para diminuir os riscos de infecção, esterilize com água quente ou colocando-a por 1 minuto no micro-ondas todos os dias após lavar as louças e, semanalmente, troque por uma nova.

- Opte por utensílios de plástico, metal ou silicone. Tábuas e colheres de madeira dificilmente ficam limpas e secas e acabam servindo de moradia para bactérias.

- Lave a geladeira a cada 15 dias. Esvazie-a completamente – aproveite a oportunidade para jogar fora restos de comida e vidros abertos e já fora validade – e lave gavetas e prateleiras. Faça uma solução com duas colheres de sopa de bicarbonato em 4 litros de água e, com um pano limpo, passe esta mistura em toda parte interna da geladeira. Seque com um pano seco. Limpe o lado de fora com um pano úmido. Depois, organize os alimentos novamente.

- O chão da cozinha exige atenção diária. Varra após as refeições. No fim do dia, lave com desinfetante e depois seque-o totalmente.

- Panos de prato devem ser trocados todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...