terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

10 alimentos que não podem faltar no seu cardápio!









Abacate, tomate, lichia e outros 7 alimentos que estão entre os campeões de nutrientes — para ajudar você a emagrecer e até espantar a depressão!

1
Tomate
Um dos pontos fortes é a propriedade antioxidante do licopeno, o pigmento vermelho predominante nessa hortaliça. Tem vitaminas A, que mantém os tecidos dos olhos e dos ossos saudáveis, e B, reguladora dos sistemas nervoso e digestivo. Sem contar a vitamina C, que auxilia na cicatrização de ferimentos, e os sais minerais, como ferro e fósforo. No cardápio Uma a duas unidades pelo menos três vezes por semana.

2
Chocolate amargo
Ganha destaque pela alta concentração de cacau. Antiinflamatório, o fruto atua na prevenção de doenças do coração e aumenta a concentração do colesterol bom (HDL). “Quanto mais amargo, maior o teor do cacau e a quantidade de antioxidantes”. No cardápio Dois quadrados pequenos por dia, ou 30 gramas.

3
Óleo de coco
Tornouse o óleo do momento depois da descoberta de seus poderes no combate ao colesterol ruim (LDL) e na elevação do bom (HDL). Rico em vitamina E e ácido láurico, o mesmo do leite materno, fortalece as defesas do organismo e regulariza a função da tireoide. “Por causa disso, é ótimo para o emagrecimento”. No cardápio Três colheres (sopa) por dia, em saladas ou no preparo de alimentos.

4
Castanha-do-pará
Recarrega os níveis de selênio, mineral importante para uma vida longa e saudável, além de retardar o envelhecimento e proteger o cérebro de doenças neurodegenerativas. No cardápio “Uma unidade por dia é suficiente”.

5
Salmão
É uma excelente fonte de ômega 3, ácido graxo essencial que o organismo não é capaz de produzir, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e artrite reumatoide. Ajuda no combate ao mal de Alzheimer e de Parkinson, além da depressão. Ótimo para melhorar o humor e controlar a ansiedade. No cardápio Um filé assado ou grelhado até duas vezes por semana.

6
Linhaça
É uma das sementes mais ricas em fibras, em especial a lignina, que estimula o funcionamento do intestino. Além disso, tem ação antioxidante, anticancerígena e antibiótica por causa dos fitoesteróis e flavonoides. Ainda traz vitamina E, potássio, magnésio e ômega 3, atuando contra dores e inflamações. No cardápio 1 colher (sopa) ao dia, triturada no liquidificador.

7
Abacate
Já foi visto como o vilão da dieta pelo alto valor calórico. Hoje, porém, sabe-se que, além de ser rico em gorduras monoinsaturadas, em especial o ácido oleico, bom para a saúde das artérias, traz fibras solúveis, que saciam e reduzem a absorção de gorduras e glicose. No cardápio Meio abacate pequeno por dia.

8
Tofu
Também conhecido como queijo de soja, não tem colesterol e reúne poucas calorias (30 em 50 gramas). Repleto de fitoestrógenos, substâncias semelhantes ao hormônio feminino, reduz o risco de câncer de mama e ajuda a aliviar sintomas da menopausa. No cardápio 100 gramas em saladas ou como petisco diariamente.

9
Lichia
A frutinha de casca rugosa é um verdadeiro negócio da China. Originária desse país, ela tem vitamina C em abundância, o que ajuda na resistência a infecções, além de ferro, cálcio e fibras. É pouco calórica (65 calorias em 100 gramas), ideal para quem está de dieta. A cianidina, pigmento presente na casca e na polpa da fruta, também dá uma mãozinha para secar a cintura. No cardápio Até dez unidades, três vezes por semana.

10
Grão-de-bico
Tem 30% de proteína e ácido fólico em abundância, bom para grávidas. Aumenta a saciedade (o que ajuda a emagrecer) e possui hormônios vegetais que combatem a osteoporose. A grande quantidade de triptofano, que proporciona bem-estar, afasta a depressão. No cardápio 2 colheres (sopa) nas principais refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...