sábado, 23 de fevereiro de 2013

Anvisa aponta quais alimentos carregam agrotóxicos abusivos.


 

 

 

 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária faz alerta alimentar.


 


O programa de análise de resíduos de agrotóxicos de alimentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostrou que, entre os 18 alimentos avaliados em 2010, o pimentão é campeão de irregularidades. Das 146 amostras, 134 (91,8%) apresentaram agrotóxicos acima do limite lícito e substâncias não autorizadas para a cultura.

No 
ranking dos vilões ainda aparecem o morango (63.4%), o pepino (57,4%), a alface (54,2%) e a cenoura (49,6%). "O dado preocupa. afinal, em longo prazo essa exposição eleva o risco de câncer, danos neurológicos, distúrbios hormonais, entre outros problemas


 


Livre-se dos inimigos
Ao manipular vegetais folhosos, exclua as folhas externas, mais expostas ao agrotóxico. Lave muito bem os alimentos e, depois, deixe-os de molho em água pura por 40 minutos. O ideal seria consumir frutas e legumes sem a casca - mas, como são bastante nutritivas, o jeito é caprichar na higienização.

Os orgânicos são a solução?
Eles são mais seguros em relação à presença de agrotóxicos. Só que isso não significa que estão imunes à contaminação por bactérias, por exemplo. Então, nada de consumir antes de lavá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...