domingo, 9 de agosto de 2015

Diário de Coachee - Por Flavia Rebello (semana)

          Oi gente, 

          Voltei pra ocupar meu espacinho de segunda-feira aqui no blog do Clube da Dieta.
Essa semana ainda não começarei com os vídeos, porque queria compartilhar com vocês uma coisa que me ocorreu essa semana.
          Como falei, antes mesmo de começar meu trabalho com a dra. Ana, eu ja vinha um processo intuitivo de reeducação, nada muito drástico, adotando uma alimentação com menos açúcares, gorduras, produtos refinados e industrializados com muitos conservantes, o que já havia feito uma diferença enorme pra mim. Quando efetivamente resolvi fazer a coisa funcionar direito, com acompanhamento, consegui ter dimensão das dificuldades que uma pessoa que nunca teve uma boa alimentação passa quando resolve mudar de hábitos.
          Não consumia açúcar refinado, mas sempre tinha um chocolatinho na gaveta para o caso de uma "emergência", ou comia um docinho aqui, um copinho de coca ali - esses sempre foram o meu ponto fraco: o chocolate e a coca-cola. Evitava o glúten e massas em geral, mas mas supria isso comendo algumas boas porções de gordura, acompanhadas de algumas (muitas) cervejinhas. Essas atitudes eram as grandes sabotadoras dos meus resultados.
          Tenho me mantido firme, mas como toda mudança trás consequências, sem perceber, meu comportamento mudou um pouco. Fiquei mais irritadiça com coisas que antes não me importava. E esse é o ponto onde queria chegar. Foi preciso que pessoas próximas a mim me sinalizassem e perguntassem o que estava acontecendo, para que eu me desse conta da forma como eu estava agindo. 
          Tudo bem que a gente quer mudar, melhorar, progredir, mas ninguém é obrigado a sofrer com nossos esforços. Passei a me policiar quanto a isso, e toda vez que noto que vou soltar uma resposta mais ríspida, sempre que lembro, paro, respiro e tento identificar se aquilo é meu, ou se simplesmente é falta de chocolate.
          Atividades físicas ajudam muito, pois liberam endorfina. Como ainda não consegui me organizar para voltar a me exercitar, tento me mexer ao máximo, seja dançando no vídeo game ou brincando com meu cachorro. Terapia também ajuda, mas como a crise chegou pra muita gente, essa opção pode não estar ao alcance de todos. Então, converse com quem está próximo de você, explique a situação, e se precisar peça ajuda. Se reeducar com apoio de alguém é muito melhor que sozinho. 
          Lembro que uma dieta equilibrada diminui muito as chances de bater aquele mau humorzinho, mas as vezes, acontece. Quando estive no consultório da Dra. Ana, ela me uma listinha de “boas práticas”, que está sempre comigo e que tem me ajudado bastante. Leio, releio, e farei sempre até decorar. As vezes, pequenas atitudes podem nos ajudar a alcançar mais rápido os nossos objetivos. 
          Por hoje é isso. Beijo grande, e nos vemos na próxima semana.
          :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...