segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Diário de Coachee - Coisas simples que me ajudam no processo de emagrecimento

          Aêêêê, 

          Voltei para ocupar meu espacinho de segunda aqui no Clube da Dieta.
          Já falei aqui que quando saí do consultório da Dra. Ana Paula, na minha primeira sessão, trouxe comigo uma pastinha super fofa, com uma listinha de boas práticas. Algumas coisas da lista eu já fazia, mas outras nem tinham passado pela minha cabeça, e é sobre isso que vou falar hoje. 
          Essa semana quero quero compartilhar algumas atitudes simples adotei, que fizeram uma diferença significativa no meu processo de emagrecimento. E vou falar que foram coisas tão bobas, que não sei como não tinha adotado esses hábitos antes. Então sem enrolação, vamos à listinha:

1- Ter um diário alimentar - Além de compartilhar semanalmente aqui com vocês algumas situações que me ocorrem, assim como alguns dilemas e emoções, eu também tomei por hábito anotar o que eu como? Mas, por quê? Muito além do que simplesmente contar calorias, quando começamos a anotar o que ingere, começamos a prestar mais atenção na alimentação, criando uma consciência maior sobre os alimentos que consumimos no decorrer do dia. Comer deixa de ser um ato automático, e passa a ser algo pensado. Se estamos com muita vontade de comer doce, por exemplo, e cedemos a vontade, ao anotar o doce, podemos também nos atentar às emoções que sentíamos quando ficamos com desejo de doce. Era tristeza? Gula? TPM? Tem que ver isso tudo, pois se a vontade vem associada a algum sentimento negativo, isso precisa ser trabalhado. Comida NUNCA pode ser encarada como compensação. A panela de brigadeiro pode parecer um consolo na hora que a gente toma um fora, mas e depois?

2- Beber água em qualquer ocasião - Além de ter dobrado meu consumo de água, pois confesso que beber água não era lá o que eu mais curtia fazer, eu comecei a beber água enquanto decidia se estava com fome ou com vontade de comer. Juro! As vezes a gente acha que está com fome, mas está só com desejo de comer algo. Beber água nesse momento ajuda bastante. Comecei também a saborizar a água em uma garrafa. Boto hortelã, gengibre, rodelas de limão, e algumas outras coisinhas, e deixo a garrafa na minha mesa de trabalho, e vou bebendo ao longo do dia. No começo pode até parecer meio estranho, mas isso é uma forma de turbinar a água, e enganar o cérebro da gente, que tá acostumado com a ideia de que água é sem gosto, e assim, temos mais prazer em consumir. Tem dicas para aromatizar a água aqui.

3- Caminhe sempre que possível - Passei a andar mais, e com mais ritmo. Antes pegava ônibus para distâncias muito curtas, e agora, procuro ao máximo resolver minhas coisas a pé. Tô muito sem tempo de malhar, mas já estou resolvendo isso, porque preciso perder gordura, e não massa magra. Enquanto isso, tenho feito minhas caminhadas na companhia da minha sogra, e voltei a dançar no Xbox. Tento me mexer ao máximo, pra acelerar o metabolismo.

4- Frequentar mais feiras e lojas de produtos naturais e menos supermercado - Além de conseguir produtos mais frescos, com preço razoavelmente melhor (sim, eu vou na hora da xepa), estou me cercando de coisas naturais, muitas vezes orgânicas, mais saudáveis. Me manter longe do mercado me afasta das tentações industrializadas, que vem em saquinhos e pacotes tentadores.

5- Se for para ir ao supermercado, vá sempre com uma lista predefinida - Isso é uma mão na roda para o bolso e para a dieta, pois ajuda a não cairmos em tentação quando passamos pelo corredor dos biscoitos e afins.

6- Criar o hábito de cozinhar, de preferência coisas saudáveis - Sempre falei que cozinhar não é minha tarefa favorita, mas comecei a me atentar a isso e principalmente me atentar ao tempero e preparo dos alimentos. Além de obrigatoriamente preparar um vegetal ou salada, diminuí o sal, o óleo e comecei a usar temperos frescos e naturais na hora de cozinhar. Pode dar mais trabalho, mas o tempo traz a prática, e isso deixa de ser um problema quando a gente nota a diferença de sabor na comida. Passei a pesquisar receitas e diversas formas de preparar um mesmo alimento. Fiz substituições também, além de ter um cardapiozinho meio que esquematizado na cabeça. Isso ajuda a economizar na hora das compras também.
7- Marmitar - Esse poder ser o neologismo verbal mais maravilhoso do mundo. Alguns dias da semana eu tenho aula durante toda a tarde, e antes, na hora do intervalo, e sempre comia um industrializado, que podia ser um biscoito, um suco de caixinha. Mas agora, levo comigo minha super marmita, com frutas que gosto, e que sei que vão aguentar por um período de tempo maior. Pode ser maça, tangerina ja descascada, morango, uva. Tudo já no esquema pra abrir e comer. Nada que faça muita sujeira ou dê muito trabalho. E se não tiver jeito mesmo de levar a marmita, tento fazer as escolhas mais inteligentes e saudáveis possíveis.

8- Ajuda tecnológica é bem vinda - Se você, assim como eu, esquece de beber água, ou de comer de três em três horas, pode colocar alarme no celular ou usar aplicativos próprios para isso. Além disso, uso também um que monitora meus percursos, e diz o quanto me movimentei naquele dia. 

8- Conversar com pessoas que tenham o mesmo objetivo, e que sejam positivas - Desde que comecei meu projeto por aqui, recebi algumas críticas de pessoas dizendo que eu não precisava mudar nada, ou que eu estava me expondo, mas também falei com muita gente legal que me apoiou. Então foca no positivo, e faz o que é melhor pra você. As pessoas não estão dentro do seu corpo para saber como se sente.


          Bem, por hora, eu acho que é isso. E já adianto que semana que vem tem novidade no canal do Clube da Dieta, então volta pra ver o que tá rolando de bom. Espero que minhas dicas sejam úteis. Dúvidas, críticas ou sugestões, pode comentar aqui em baixo. E no mais, nos vemos na segunda! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...