quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Aromaterapia e a busca pelo peso saudável

Olá! Toda semana falaremos sobre Aromaterapia, Florais, Exercícios eTerapias Complementares para que você conheça tudo que pode somar na sua busca por bem estar e peso saudável.
Não resta dúvidas de que cheiro é algo marcante e que traz diferentes sensações, certo? Sendo assim, estreiaremos essa sessão com um artigo sobre Aromaterapia. A Dra. Ana Paula tem longa experiência em adotar o uso da aromaterapia no auxílio aos seus pacientes que buscam conquistar o peso saudável e ideal a sua realidade.  O texto é dela e esperamos que você curta. Caso tenha alguma dúvida, escreva para nós!

"Aromaterapia na Busca do Peso Saudável.
Na Era da neurose do corpo perfeito, cresce a busca por dietas milagrosas e pílulas mágicas que garantam um emagrecimento rápido e sem esforços.E viva a magreza! Será? Mesmo que esta venha acompanhada por conseqüências desastrosas como a perda de nutrientes, depressão, distúrbios metabólicos, transtornos do comportamento alimentar e aumento da ansiedade?
Neste contexto, cabe-nos a reflexão acerca dos riscos de cedermos à ditadura da beleza em detrimento da boa saúde. Vale perdermos a saúde para depois recuperá-la? Não seria mais inteligente caminharmos rumo à promoção e manutenção de uma vida salutar? E por falar em viver bem, os preceitos básicos de uma vida saudável já não são mais novidades: alimentação equilibrada, atividade física, gerenciamento do estresse e estado de otimismo. Eu, ainda acrescentaria: Aromaterapia!
Aromaterapia, embora sugira uma terapia baseada em aromas, na realidade, pode ser lida de maneira mais ampla como sendo um estilo de vida que nos auxilia na busca pelo bem estar físico, mental e emocional. Além de preconizar mudanças, esta filosofia de tratamento propõe a utilização ferramentas diferenciadas, ou seja, os óleos essenciais, compostos que reúnem princípios ativos poderosos e voláteis que previnem, amenizam e ajudam o corpo a se recuperar. E, em se tratando de excesso de peso, os óleos essenciais cítricos, ricos em minúsculos elementos denominados monoterpenos, penetram facilmente em células e tecidos do nosso corpo e de forma potente, atuam como solventes de gorduras (lipídeos), bem como auxiliam no processo de desintoxicação. Normalmente, profissionais especializados indicam o uso interno de 3-5 gotas, em 3 tomadas diárias, dos óleos de laranja, limão e grapefruit, por um período de 3 meses.
Vale ressaltar, que existe uma diversidade de aromas que influenciam as emoções, despertam sensações positivas e reduzem a resposta ao estresse. Deste modo, conseguimos obter resultados muito mais efetivos no tratamento de emagrecimento, ao passo que o indivíduo sente-se menos ansioso, com mais auto-estima e relaxado.
Sem sombra de dúvidas, não como milagre e sim como dádiva, eis aí um grupo de substâncias oriundo diretamente da natureza e que pode certamente, contribuir de forma muito eficaz para a perda de peso e acima de tudo, ganho de saúde e bem-estar!
Dra. Ana Paula Santos, Nutricionista e Aromatologista, Mestre em Nutrição Humana e Especializada em Nutrição Clínica, Ortomolecular, Terapia Floral e Oligoterapia Biocatalítica 

Foto DAQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...