Uma forma de driblar a preguiça e o cansaço é a organização. Pensar no cardápio da semana, além de nos manter longe as tentações, também é uma excelente forma de diminuir os gastos e os desperdícios, já que focamos em comprar o que será preparado, dando menos espaço para os supérfluos no carrinho do supermercado.
As dicas são bem simples, então tome nota:
- Tire um dia da semana para organizar seu cardápio e fazer as compras.
- Ter um caderno para esse tipo de organização ajuda muito.
- Tente se manter ao máximo no que está proposto no cardápio.
- Alimentos que podem ser congelados ou armazenados por mais tempo depois de prontos podem ser preparados com antecedência, pois isso faz com que gastemos menos tempo na cozinha no dia-a-dia.
- Saladas normalmente tem preparo fácil. Semana passada demos uma dica de como montar e armazenar saladas para toda a semana (se não viu, clica aqui).
- Prefira alimentos naturais e orgânicos em vez de industrializados (sucos, frutas, vegetais)
- Doces e guloseimas são dispensáveis - lembre-se que o foco é ter uma alimentação saudável.
- Carnes podem ser armazenadas em porções individuais, assim não precisamos descongelar a peça inteira para fazer um bife, por exemplo.
- Se você passa o dia fora, considere levar sua marmitinha, com comida caseira e fresca.
- Comece a observar o que come, e os efeitos do alimento no seu corpo.
No começo parece complicado, mas com o tempo, a prática se descomplica, e você verá que é mais fácil do que parece. A medida que vamos experimentando, adequamos os cardápios à nossa real rotina, e no final, verá que essa organização te trará mais saúde e tempo também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário