segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Vamos investir em Detox no sentido amplo da palavra?



            


Segunda-feira é dia de falar sobre Detox aqui no blog do Clube da Dieta.
  
Organismo equilibrado é aquele que adoece para eliminar impurezas e se recupera ficando mais vitalizado, adquirindo cada vez mais resistência. Os órgãos de eliminação (pele, pulmão, fígado, rim, intestino + palavras, lágrimas, bom humor) são nossos ‘faxineiros’. Se estes órgãos e atitudes comportamentais não conseguem eliminar todas as substâncias que o organismo reconhece como estranhas ao seu ambiente, significa que estamos acumulando ‘lixo’ (produtos industrializados, álcool, fumo, excesso de gordura, certos tipos de desodorante, raiva, mágoa, etc.) A finalidade da desintoxicação é auxiliar na eliminação destes resíduos através de alimentos funcionais orgânicos (estimulando o funcionamento dos órgãos excretores além de reduzir a entrada de carga de substâncias estranhas.), do auto conhecimento e de técnicas alternativas que complementam este caminhar rumo à reeducação do organismo. Desta forma, desintoxicando, você está dando ao seu corpo a possibilidade dele exercer sua capacidade de ELIMINAÇÃO  E RECUPERAÇAO – Isto é SAÚDE.

Dicas para Equilibrar nosso Sistema de Desintoxicação

·         Reduza industrializados– refeições prontas, produtos diabéticos, doces, confeitos e refrigerantes- cheios de corantes e conservantes. Aumente os alimentos naturais, rico em fibras, vitaminas, minerais e substâncias ativas. Gaste menos com suplementos: comece a usar alimentos orgânicos!

·         Diminua também o consumo de carne vermelha, gordura vegetal hidrogenada, laticínios (leite e derivados) integrais e gorduras saturadas (manteiga, leite integral, carne vermelha, queijos gordos), sal e açúcar.

·         Água: 70-75% do nosso corpo é composto por ela. Que tal encher uma bela garrafinha, algumas vezes por dia e se hidratar?

·         Café, mate, chá preto, chá verde e guaraná natural: bom moderar para evitar o stress!

·         Cuidado com os inofensivos produtos de limpeza doméstica! Ceras, aerossóis para perfumar, amaciante de roupas, detergentes... Melhor seria usar óleos essenciais específicos com álcool de cereais, sabão neutro, plantas para depurar o ambiente (jibóia), etc.   

·         Exercícios respiratórios: reserve, pelo menos, 10 minutos do seu dia para oxigenar seu corpo e reduzir a carga de stress. Que tal, também mais alguns minutinhos para alongar-se?

·         Se você passa muitas horas num determinado ambiente, um local limpo e LIVRE de objetos desnecessários ajudará a desintoxicar a mente e as emoções. Coloque sempre no ambiente uma florzinha que seja, para harmonizar o lugar e preservar o contato com a natureza... Além disso, livre-se do excesso de papéis e objetos que não que sirvam mais.

·         Navegue na Internet apenas o tempo necessário para fazer pesquisas essenciais.

·         Assista aos programas de televisão positivos e interessantes. Depois, desligue o aparelho. Nada de TV no quarto! Seu repouso deve ser respeitado.

·         Seja pró-ativo e não reativo! Decida e planeje o que fazer e quando fazer. Encare os 'compromissos' com você mesmo como se fossem com outra pessoa.

·         Que tal ajudar seu corpo a se livrar de toxinas através de escalda-pés? Basta aquecer 2L de água e misturar, numa bacia, 10 gotas de óleo anti-toxinas + 1 colher (sopa) de sal grosso. Mergulhe os pés por 15 minutos.

Exercício de respiração:

Busque o equilíbrio interior fazendo do relaxamento um hábito! Comece com um exercício de respiração natural e relaxante:

- em pé, com uma boa postura ereta, comece a inspirar pelo nariz, enchendo a parte inferior dos pulmões;
- em seguida, encha a parte média e depois a superior, estufando levemente o peito, pode retrair levemente o abdome para dar maior suporte, na realidade, estes 3 passos podem ser executados numa só inalação suave e contínua que não leva mais de 2 segundos;
- segure a respiração por alguns segundos;
-  quando acabar de expirar tudo, relaxe o abdome e o peito;
- ao terminar a fase de inspiração, não esqueça de levantar seus ombros e clavículas para permitir que a parte superior do seu pulmão seja reabastecida com ar puro;
- repita o exercício várias vezes se assim desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...