sexta-feira, 22 de março de 2013

Limão, um poderoso antioxidante


Presente em sucos, doces, temperos e até em medicamentos. Cada vez mais a medicina descobre e se beneficia das vantagens nutricionais deste fruto rico em vitamina C.

  • Propriedades Nutricionais
Por ser rico em vitamina C e ácido cítrico, o limão estimula a absorção do ferro não-heme pelo organismo, se consumido na mesma refeição. “Isso é especialmente interessante para os vegetarianos, que necessitam exclusivamente desse tipo de ferro para garantir seus níveis adequados no organismo”.

O fruto ainda ajuda a estimular o sistema imunológico, e tem efeito bactericida e antibiótico. “Importante lembrar que a maior parte dessa vitamina encontra-se na casca, e não no suco do limão.”

 
  • Propriedades Medicinais
O limão pode trazer muitos benefícios à saúde.
Há no fruto uma substância chamada d-limoneno, princípio ativo também presente em sua casca, que ajuda no combate à ansiedade, à depressão, ao câncer, além de dissolver cálculos renais e desentupir artérias. “Ele é também um poderoso desintoxicante e alcalinizante do organismo, além de ser rico em bioflavonóides, compostos com poderosa ação antioxidante”.


Há mais de cinco anos estudos apontaram a possibilidade de o limão ser utilizado para destruir o HIV, o que tem levado a testes para o desenvolvimento de uma solução à base do fruto.

A Medicina Ayurvédica reconhece os benefícios do limão utilizando-o na prevenção e tratamento de diversas doenças. Uma das recomendações é a ingestão de um copo de água com suco de meio limão em jejum, para limpar o organismo e preparar o sistema digestivo para a alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...